quarta-feira, 28 de maio de 2014

Ainda o fim da EN2...

Recebi um email de um companheiro do pedal que já fez a EN2 de bicicleta e que é também um entusiasta desta mítica estrada.
Dizia o email que o mais provável é que a EN2 termine no fim da Rua do Alportel e não no cruzamento com a Rua Aboim Ascenção.

E porquê?
Porque tendo em conta que as estradas nacional terminavam noutras estradas nacionais e que a Aboim Ascenção não seria inicialmente a EN125 (se reparar-mos bem, a Aboim Ascenção, a General Teófilo da Trindade ou a Dr. Candido Guerreiro têm todo o aspeto de já serem uma variante a Faro, assim tipo uma 1ª circular tendo em conta que a Av. Calouse Gulbenkian seria a 2ª circular.

Sendo assim, onde seria então a EN125 antes da 1ª circular? Porque seria nessa EN125 que acabaria então a EN2.

Se olharmos para o mapa de Faro e seguirmos a entrada do lado de Portimão vemos que a EN125 seguia em frente na Rotunda da Cadeia até à balança da policia de Transito (inicio da Aboim Ascenção). Aí seguiria para a esquerda em direção à GNR entrando na Serpa Pinto até ao Largo de S.Pedro frente da igreja. Aqui é duvidoso mas poderia perfeitamente seguir pela Batista Lopes até à Vasco da Gama que por sua vez termina na entrada de calçada da Rua de Stº António, seguindo aí para cima junto ao tribunal pela Reitor Teixeira Guedes até ao Alto de Stº António e estamos na estrada de Olhão, ou seja, EN125.

Seguindo estes passos, algures neste trajeto passavamos pela Batista Lopes, ou seja, no final da Rua do Alportel, ou seja..... no final da EN2?????????
Dizia também o nosso companheiro do pedal.... "Estarei eu a especular?" ao qual na minha opinião respondo... "Faz todo o sentido o que diz e o mais provável é que esteja completo de razão"!

Dizia também que um "velhote" ali para os lados de S.Brás, numa das suas paragens para abastecer de água lhe contou que conheceu uma marca/marcação no fim da Rua do Alportel junto a uma perfumaria. Seria, penso eu a "Perfumaria Lourdete" e quando lhe questionou se seria perto da tipografia respondeu prontamente "em frente"...
Mas isto já começam a ser coincidências a mais....

Enviei email para a EP - Estradas de Portugal sobre este assunto, ao qual responderam ao que eu não perguntei, mas voltei a questionar e aguardo resposta.

Pelo sim pelo não, o último marco que encontro está localizado no cruzamento da Aboim Ascenção e é aí que neste momento para mim termina a EN2. O marco é um facto e contra factos não há argumentos.



Sem comentários:

Enviar um comentário