segunda-feira, 19 de maio de 2014

3º Etapa - Perfil

A 3ª etapa, a etapa do meio...
De Stª Comba a Pedrógão Grande pelo Portugal Central, uma etapa em que o desenho no mapa mais se parece com um "S".
Fica a imagem com o perfil só para "tirar as teimas".




Olhando assim na diagonal parece que só em Góis é que a coisa se complica... e complica-se mesmo, mas até lá chegarmos ainda temos pela frente algumas... como direi... algumas "descidas esquisitas".

Nesta etapa vamos encontrar a única "Earthcache" que faz parte da "badges da EN2", a "Livraria do Mondego" e fica localizada sensivelmente 2km antes de Penacova. Penso que será um dos pontos altos da travessia, pois vamos andar algum tempo ao lado do Mondego.
Tem também um "senão" pois mesmo antes disso, na zona da barragem da Aguieira, teremos que pedalar alguns quilómetros no IP3 onde o traçado é comum à EN2.
Segue-se Vila Nova de Poiares e um aperitivo para o que nos espera logo a seguir a Góis.
Góis, local encantador, com o Rio Ceira ali a pedir um mergulho. E tantos dei nos dois anos que lá fui à concentração de motas. Na primeira, as tendas ainda se montavam ali pelo meio das vivendas, o palco era numa pequena praça também no meio das vivendas do outro lado do rio. Na segunda vez que lá fui, aquilo (concentração de motas) cresceu, mas cresceu tanto que nunca mais lá meti os pés. Nesse ano o palco já ficou localizado entre o rio e a EN2 perto da ponte grande. Perdeu-se na minha opinião a mística da concentração de Góis, mais parecia uma concentração de Faro mas em ponto pequeno.

Deixando-me de saudosismos, sem dúvida que a subida ao Alto da Serra da Lousã será a cereja que o bolo não devia ter, mas tem.
São praticamente 15km sempre a galgar.

Quase a terminar ainda temos a dificuldade final, a subida depois de um afluente do Cabril (ou Zêzere) que não consegui saber o nome, mas também pouco importa. O que importa mesmo é olhar para o gráfico e perceber que não vai ser "pêra-doce".

Depois será uma aproximação rápida a Pedrógão.

Nesta etapa não sabemos ainda bem até onde será o nosso limite de andamento contínuo, ou seja, onde será que podemos dizer "Bem, daqui até ao fim podemos ir fazendo todas as caches que apareçam mesmo que não façam parte da "badges da EN2". Vai depender da hora a que chegarmos ao Alto da Lousã.

No Pedrógão Grande vamos ficar alojados nos Bombeiros Voluntários que se prontificaram a ajudar-nos desde o primeiro contacto.

2 comentários:

  1. Ali à saída de Penacova está uma menina pequenina no comprimento mas daquelas que se põem em pé à nossa frente.

    ResponderEliminar
  2. Como dizem os espanhois "informacion preciosa". Obrigado.

    ResponderEliminar