sábado, 17 de maio de 2014

1ª Etapa - Perfil

A imagem que se segue é o perfil da 1ª etapa, entre Chaves e Lamego.
No gráfico pode-se ver também o nome de algumas localidades e a sua localização ao longo deste troço da EN2.

Clicar na foto para ampliar


Será um início de travessia logo a doer, sempre a subir até ao km35 com apenas uma descida ao km12 que de certeza que nem a vamos notar.
Iniciada a grande descida até ao Douro apenas apanharemos duas subidas ligeiras (que é como quem diz) até que atravessamos o rio e aí sim...... sempre a trepar até Lamego.
Serão cerca de 13km para esquecer....
Conforme a hora de chegada à Régua, assim optaremos por ir logo para Lamego ou por entrar na povoação  e tentar encontrar umas geocaches por lá. Contamos levar entre de 1h e 1h30 da Régua a Lamego, logo uma saída da Régua por volta das 16h30 ou 17h será suficiente para chegar a Lamego a horas decentes. Todo o temp oque chegarmos antes à Régua poderá ser aproveitado para cachar.

Neste gráficos vemos cerca de 2500 metros de acumulado de subida. Noutros softwares anda na casa dos 2470m, logo..... muita subida.

Mas o que é o acumulado de subida?
Por exemplo: Eu estou no rés do chão de um prédio e subo até ao 2ª andar, logo subi 6 metros.
Neste momento o meu acumulado de subida é de 6 metros.
Entretando desci ao 1ª andar e voltei a subir ao 2º. O meu acumulado de subida passou para 9 metros, pois já tinha 6 e subi mais 3 do 1º para o 2º andar...
Estou no 2º andar (com 9 metros de acumulado de subida) e subo para o 4º andar, logo mais 6 metros. O meu acumulado de subida é neste momento 15 metros (9metros que já tinha + 6metros do 2º para o 4º andar) e por aí adiante......

7 comentários:

  1. " Mas o que é o acumulado de subida?"
    Já aprendi algo hoje ;D . No outro dia no fim de uma cachada com alguns geocachers, 2 deles, o Jerónimo Carlos e o Antonio Guerreiro começaram a falar de acumulados em relação à cache que tinhamos acabado de fazer. 'Acumulados' para cá, 'acumulados' para lá, fiquei com a pulga atrás da orelha! Hoje, ao ler este tópico fiquei a perceber tudo. Obrigado!!!

    ResponderEliminar
  2. Por vezes, muitas vezes, ou quase sempre escrevemos a pensar que todas as pessoas dominam os termos mais específicos dos assuntos em causa. Mas na realidade não. Sempre que repares alguma coisa escrita que depois não saibas bem o que é, não fiques com a pulga atrás da orelha e "chuta-a" para cá apra fora. Faz lembrar a questão do fora de jogo no futebol, toda a gente ouve falar, mas muitas não sabem do que se trata e também não procuram saber. Portanto, quando sair algum "palavrão" mais estranho não hesites em chamar a atenção :D abraço

    ResponderEliminar
  3. Ora, como praticamente/amante do Btt até fico com arrepios ao ver 2500m de acumulado e etapas de 100km... :)
    O máximo que fiz de acumulado foram 1000 e poucos metros, duas ou trés vezes, o que significam várias subidas "grandinhas" e mais do que 100 km só terei feito uma vez...
    Não tenho dúvidas que não seria capaz de cumprir tal coisa em tão pouco tempo pelo que vos dou os parabéns e votos de coragem, muita coragem! :)
    E ainda parar para procurar caches, haja paciência! :)
    Boas pedeladelas! Vou ser espectador atento!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rui,
      A maioria das pessoas pensa que o Algarve é plano , assim como o Alentejo hehehe.... mas, qualquer maratona de BTT aqui na casa dos 60km ultrapassa os 1200 ou 1300m de acumulado sem qualquer problema.
      Isso de não seres capaz de o fazer é apenas impressão tua. Aventura-te e vais ver que és capaz disso e muito mais.
      E ficamo-nos pelos 100km mesmo por causa das caches, senão seriam seguramente mais por dia, alguns mais...
      Obrigado pela mensagem. Abraço

      Eliminar
  4. Boa viagem. Tenho esta travessia bem viva em minha memória, "papei-a" uns dias atrás.

    ResponderEliminar
  5. Boa Mário. Bicicleta de estrada ou BTT? Quantas etapas? Conta aí promenores lol....

    ResponderEliminar
  6. Irei publicando fotos e alguns comentários. Foram oito dias espectaculares no total a partir de Braga. Uma BTT despretensiosa com pneus Michelin Country Rock com 4,5 bars.

    ResponderEliminar