terça-feira, 13 de maio de 2014

7º Dia - 6ª e última etapa

29 de Junho.
A derradeira, a mais comprida, a que chega a casa... quase!
166km com 16 caches, algumas delas (muitas) já encontradas logo sem necessidade de paragem.
Uma etapa que vai exigir um esforço adicional... Caldeirão diz-vos alguma coisa?? Serra do Caldeirão... o último grande obstáculo a transpor.

Saida do Torrão ao nascer do sol. Nesta etapa tenho à data de hoje apenas duas caches para encontrar, a "Km 576" entre o Torrão e Odivelas e a "Águas de Ferreira" á saida de Ferreira do Alentejo para Sul. Daqui para diante tenho todas as caches encontradas, não tivesse eu trabalhado em Ferreira do Alentejo durante 2 anos e onde posso dizer que foi o meu começo no geocaching.
Mas, os meus camaradas de viagem Jerónimo@01 e CT1CQK ainda não têm, logo será paragem obrigatória nas restantes.

Uma subida ligeira até ao km 110 onde entramos na Serra do Caldeirão. Aqui o terreno empina bastante até ao alto na zona dos Cavalos/Radar da meteorologia.
A partir daqui é a descer até Faro embora se encontrem algumas rampas de "descidas invertidas" que fazem um deslizar esquisito à bicicleta.

Nesta última etapa e depois de sairmos do Torrão vamos passar por localidades como:
- Odivelas;
- Ferreira do Alentejo;
- Ervidel;
- Aljustrel;
- Carregueiro;
- Castro Verde;
- Rosário;
- Almodovar;
- Dogueno;
- Ameixial;
- Cortelha;
- Barranco do Velho;
- Alportel;
- S.Bras de Alportel;
- Coiro da Burra (Estoi);

- Chelote (Campinas de Faro)
- Faro (km 737)

Ainda há um promenor que tem que ser analisado no final desta etapa.
O km 737, os seja o útimo km da EN2 está situado fora da cidade de Faro, mais propriamente no seu limite urbano e onde existe uma cache do nosso amigo e companheiro de pedaladas, o geocacher  COPJE,  a "EN2 (Chaves - Faro) km737".
Em toda a minha vida sempre ouvi dizer que a EN2 terminava na Rua do Alportel em Faro. Porém a rua do Alportel e se não me engano começa depois de se cruzar a Av. Calouste Gulbenkian, mais conhecida pela Av. da cadeia.
Acontece que esta avenida, ou seja, o início da Rua do Alportel dista basicamente a 1km do km 737 da EN2.

Assim, ainda iremos ao local percorrer aquelas artérias a ver se descobrimos alguma referência à EN2 para então depois decidirmos ao certo onde daremos por concluida esta travessia.

No entanto agradeço que se tiverem algumas informações sobre traçado da EN2 neste local ou noutros que me informem afim de tentarmos fazer o percurso o  mais real possível.
Digo isto porque conheço locais aqui na zona de Faro onde o traçado atual da EN2 não é o seu traçado original. Por ex: Coiro da Burra ou até mesmo S.Brás de Alportel.

2 comentários:

  1. Gostava muito de vos acompanhar num qualquer troço desta vossa aventura.
    Assim, se tiver disponibilidade e se suportarem um pendura por alguns (poucos quilometros) era capaz de conseguir aparecer na ponta final, para a ligação Torrão / Ferreira do Alentejo. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que fixe. Vamos sair do Torrão no domingo dia 29 de Junho com destino a Faro. Queremos sair bem cedo mas não consigo precisar as horas pelo menos por enquanto.
      Do Torrão a Ferreira são cerca de 30km e temos uma cahce para fazer, logo será um trajeto que não levará mais de 1h30... mas combinamos isso, ok?

      Eliminar