quarta-feira, 21 de maio de 2014

5ª Etapa - Perfil

A penúltima e também a segunda maior.
129km de extensão onde o grande inimigo será muito provavlemente o calor uma vez que apesar do gráfico mostrar bastantes subidas, nenhuma delas chega aos 400m de altitude.
Se olharmos para gráficos de etapas anteriores podem parecer menos agrestes mas os picos vão a altitudes de 700 e até 1000m, logo qualquer uma subida com a dimensão destas nem se notam nesses gráficos e parecem ser planas...




Depois de sairmos de Ponte de Sor, preve-se uma etapa algo tranquila e sem grandes complicações no que a desníveis diz respeito. Da última vez que passei na EN2 nesta zona, vinha de Góis da concentração de motas na minha Yamaha FZS 600 FAZER mais a minha esposa e lembro-me que algures nesta etapa haviam uns quilometros de piso empredrado, o típico paralelo.

Segundo o resultado de pesquisas que fiz, parece que esse troço já foi asfaltado. Não seria grande problema para nós pois vamos fazer a travessia em BTT com rodas de BTT e no meu caso específico vou levar pneus "Maxxis Larson TT 2.0" o que por si só retira qualquer complicação a piso empredado.

Por volta do km50 chegamos a uma localidade chamada Brotas. Há uns meses atrás vi um documentário an TV sobre esta localidade (e digo localidade pois não sei se é vila ou aldeia, mas creio ser vila) onde falava de um turismo ou rural ou de habitação ou de um restaurante típico (qualquer coisa assim) de um individuo que para lá foi viver, penso, porque seria a terra da sua esposa. Aquelas coisas que hoje se ouvem muito, tipo: "Estava farto da agitação da cidade, vendi tudo e fui para o alentejo". Como eu gostava de o fazer também...
 Nesse programa, mostrou um pouco da localidade e falo disto porque em Brotas existe uma cache Multi*.
Algo me diz que este indivíduo deve ter algo a ver com isso, com essa multi.
Apesar da EN2 passar ao lado (alguma variante, possivelmente) vamos entrar em Brotas para tentar resolver e encontrar esta multi.

O pico mais alto encontra-se um pouco antes de Santigo do Escoural. E ao falar de Escoural vem-me obrigatoriamente à memória um velho amigo, verdadeiro amigo, já falecido, o "Ti Ferreira".
"Ti Ferreira", pai do também grande amigo Zé Ferreira, mais conhecido em Olhão pelo "Zé da Janela" devido  ao seu café se chamar Janela e grande ciclista com diversas idas a Fátima a pedalar no palmarés; voltando ao "Ti Ferreira", constantemente me falava de Escoural. "O Ti Ferreira" era ferroviário responsável pela suspervisão e reparação das linhas do caminho de ferro e viveu muitos anos no Escoural pois era a sua zona de laboração embora tenha terminado a sua carreira em Olhão.
Tantas e boas "hestórias" que o "Ti Ferreira" tinha. Não me cansava de  o ouvir e ele também não se cansava de as contar. Grande exemplo de vida, grande homem, grande amigo... "Ti Ferreira, que Deus o tenha onde quer que esteja". Descanse em Paz...

Praticamente a chegar ao Torrão fazemos um pequeno desvio da EN2, pouco mais de 100m para tentar encontrar uma cache que por lá. Depois a terrível chegada ao Torrão. Terrível porque apesar de não se notar no gráfico, aquilo sobe mas sobe... curtinha mas mesmo terrível.
Depois há que descansar, o dia seguinte será... ui ui

*Cache Multi - É uma geocache em que temos que percorrer diversos pontos a recolher dados/informações, dados esses que no fim servirão para descobrir as coordenadas finais da cache.
No caso desta, penso que nos fára conhecer toda a localidade, levando-nos aos pontos de maior interesse turistico/cultural de Brotas.

Sem comentários:

Enviar um comentário