quarta-feira, 9 de julho de 2014

E ao 7º Dia descansou... Ultima etapa Torrão - Faro (Olhão de seguida)

29 de Junho de 2014 - Do Torrão (Alcácer do Sal) a Faro pela EN2 e de seguida para Olhão pela EN125 - 6ª e última etapa desta aventura...

Foi o dia que nos levantámos mais cedo e que por consequencia também saimos mais cedo.
Eram 5h30 estavamos na rua prontos a partir. Aproveito para pedir desculpa ao Bombeiro de serviço à central de comunicações (que não sei o nome) pois tivémos que o acordar para nos abrir o portão, mas antes acordar por causa disso do que por causa de alguém a necessitar da vossa ajuda, não é verdade? Hehehe...




 Como a última etapa era a mais comprida, quase 200km, e como um grupo de amigos e companheiros das lides das bicicletas vinham ao nosso encontro não só com o propósito de nos acompanhar até Faro e depois até Olhão mas também com o objetivo de almoçarmos todos juntos em Almodôvar tivemos receio de não conseguir estar lá a horas de almoço e como tal preferimos sair mais cedo. Foi a decisão mais acertada apesar de termos chegado a Almodôvar com grande margem de manobra.
Vimos o sol nascer em plena planície alentejana. Apesar de já ter trabalhado vários anos no alentejo nunca tinha visto este nascer do sol sem ser em viagem, no carro e a caminho do trabalho.



Chegámos a Ferreira do Alentejo ainda não eram 7h. Não se via viva alma... Ferreira, domingo, 7h... apenas os cães davam sinal de vida.
O Jerónimo e o Luis foram fazer a cache da Capela do Calvário, a famosa capela das pedras que eu já tinha feito em 2010.
Foi uma das minhas primeiras caches pois comecei a praticar geocaching num dos anos que leccionei em Ferreira e como tinha algum tempo disponível aproveitei para cachar, como é lógico.





Enquanto eles faziam a cache aproveitei para quase "selfizar"... saquei uma foto a mim mesmo ao lado da placa de uma das terras onde mais gostei de trabalhar e onde passei quase dois anos da minha vida. Um grande bem haja a todos os colegas, amigos e alunos que deixei em Ferreira. Esta foto foi um grande marco para mim.





Por sorte, e como desde o início optámos por fazer o traçado antigo da EN2, passámos pelo meio de Ferreira e logo depois da viragam á direita junto à capela das Pedras reparamos num café que estava precisamente a abrir. Era o Clube de Caçadores.
Mesmo à medida para o cafézinho e para o pequeno almoço. Áquela hora o pão ainda era do dia anterior mas com um aquecimentozito parecia novo.
Seguimos caminho e tinhamos mais duas caches para fazer em Ferreira. A do jardim e a da bica. Como o jardim tem hora de abertura tivemos que esperar um bocado. Valeu a pena. Já a da bica saiu DNF... tinha feito as contas em casa e certamente errei em alguma coisa. Podiamos também ter feito a recolha de dados e as contas novamente até porque a multi é pequena e faz-se bem, mas com o DNF nem nos lembrámos disso. Foi o 3º DNF da badges.
Um dia destes lá teremos que ir almoçar a Ferreira... de bike obviamente.
Seguia-se o Parque Vicente Enes, uma cache que eu também já tinha feito em 2010.






Aos sairmos de Ferreira envio um SMS ao Carlos Daniel com o nome de guerra do geocaching "CarlosDBG", a dizer que saiamos de Ferreira. Quando chegámos à sua cache "Aljustrel - Património Industrial - GC53EAE" já ele lá estava à nossa espera. Ainda se divertiu um bocadinho enquanto nos via procurar pela cache, mas não muito pois o Jerónimo encontrou-a rapidamente.
Ainda tivémos tempo para uma cafézada e uma conversas no café da rotunda,  o qual agradecemos.
Foi um prazer conhecer-te pessoalmente Carlos.




Voltando ao caminho, apenas o Luis precisava fazer a "Spacebits One - GC29h0G"... adiantou-se no percurso e quando nós passamos estava ele a logar.
Chegámos a Castro Verde, terra onde também já leccionei e onde passei quase um ano. Não foram todas boas recordações. Foi aqui que parti o braço direito em plena aula.. os dois ossinhos do antebraço... e ainda peguei no carro e fui a conduzir para o Centro de Saúde com o braço que parecia 3 braços... grande louco...
Em Castro tinha todas as caches feitas. Para a badges o Jerónimo e o Luis precisavam da Earthcache. Dados recolhidos, fotos tiradas e chega-nos alguém ao pé.
Vinha de bicicleta de estrada e pergunta-nos:
"- Onde é a voltinha amigos?"
Ao que respondemos "- Vamos para Faro". O amigo Toy Vitória nem pensou duas vezes e acompanhou-nos até Almodôvar.
O Toy tinha vindo no dia anterior para Castro Verde de bicicleta. Partiu de Lisboa.
Passando o Rosário vemos um grupo de ciclistas em sentido contrário.... eram os nossos companheiros que vinham ao nosso encontro. Deixaram os carros em Almodôvar com as esposas e entraram EN2 acima até ao nosso encalce para depois nos acompanharem até Faro e Olhão.
Assim já eramos 6 a pedalar (Eu, Jerónimo, Valter, Zé do Janela, Licélio e o Toy Vitoria) e 3 carros (Luis, Ana Maria e a Dina com o Diogo).






Em Almodôvar o amigo Toy despediu-se e seguiu a sua voltinha enquanto nós fomos abastecer à carrinha do Zé.
Ainda andámos a fazer tempo para o almoço onde aproveitámos (Eu e o Luis) para fazer uma caches, caches essas que o Jerónimo já tinha feito numa outra visita à terra.
Antes de irmos para o almoço ainda encontrámos uns amigos de Olhão num dos cafés da EN2. Tinham vindo a Almodôvar na sua voltinha domingueira. Eram o Carranquinha, o Abel, o Chaveca, entre outros...




Hora do almoço. Não nos podiamos enfartar muito pois o Caldeirão ainda estava para passar.
Ainda assim o almocinho foi farto e não faltou nada. Na foto é que falta o Valter (fotógrafo) e o David com o nome de guerra do geocaching "Yoram David" que foi ter connosco e brindou-nos com a sua companhia ao almoço.
Tinhamos que nos meter ao caminho. Ainda faltam uns quantos quilómetros para Faro e o Caldeirão para transpor.




Já no alto do Caldeirão, a chegada ao radar do Instituto de Meteorologia é sempre um ponto que muito nos alegra. A maior dificuldade está ultrapassada e a partir daqui a maioria do percurso é a descer. Digo maioria porque ainda há umas subiditas que complicam a vida a quem vem a descer ha algum tempo a alta velocidade.
O calor apertava. Não foi no Alentejo que apanhámos mais calor que a subir o Caldeirão. Faltava pouco para chegarmos a casa e darmos a travessia como concluida.
Já no Barranco do Velho mais companheiros do pedal nos esperavam. Era parte da nossa equipa "Chicken CUP" que vinha de uma prova em Algoz e esperaram-nos neste ponto estratégico. O website da Chicken CUP  -AQUI-





Daqui até Faro foi um pulinho com o Valter fresquinho que nem uma alface a puxar na cabeça do grupo. Estávamos em Faro em cerca de 45 minutos.
A ideia era fazer o que restava da EN2 já em Faro e a Rua do Alportel em sentido contrário (com as devidas precauções) pois nesta parte da cidade esta estrada é de sentido único. Como o grupo era grande, até porque abaixo do Barranco do Velho mais dois amigos (pai e filho, José e Paulo Carmo) vieram também ao nosso encontro, o qual muito agradecemos, optámos por fazer um pequeno desvio cumprindo as regras de trânsito e não andando em sentido contrário.
Assim voltámos à EN2 (Rua do Alportel) no Largo de S. Pedro, perto de "O Seu Café".





Na chegada junto à marina, além dos amigos geocachers e BTTistas estavam também as nossas famílias, excepto do Luis pois apesar de ter chegado ao fim da travessia, não chegou a casa. O Luis vive na zona de Sintra.
Lá estava a minha esposa e a minha filhota, os meus pais, que foram assíduos utilizadores do sistema de localização online. Gostei muito de os ver lá.
Os meus sogros também vinham a caminho e não chegaram a tempo pois vinham de tavira. A culpa foi do Valter Matos que meteu um andamento ultra-rápido do Barranco do Velho para baixo hehe...
O Jerónimo também lá tinha a esposa e o filho e foi muito giro ver as nossas duas crianças cada uma com uma bandeirinha de xadrez a anunciar o fim da aventura.





Tempo para foto grupo com os nossos amigos das bicicletas, com os nossos amigos do geocachig porque até à semelhança das outras etapas havia um evento comemorativo do final de etapa e de aventura e com as nossas familias.
Foi também muito engraçado encontrar um geocacher que nos havia desejado boa viagem no evento em Chaves e agora em Faro veio confirmar se o seu desejo teria sido concretizado. E foi...




Tinhamos obrigatoriamente que tirar uma fotografia na entrada principal da nossa cidade, Olhão. Todo o grupo de ciclistas que nos acompanhou "saltou" para cima da rotunda e... "banana"!!!




Iriamos terminar definitivametne esta saga na zona da marina de Olhão, frente ao Hotel onde por alguma pressão imposta por parte da "autarquia" deveria estar o exmo sr. presidente da mesma à nossa espera para nos receber, pelo menos assim nos informaram. Nós não pedimos nada.
Não estava ninguém. Não que isso me aborreça, muito pelo contrário até porque tinhamos lá novamente os nossos amigos e familiares que já tinham vindo de Faro, mas mais porque como já tinha pedalado pouco (200km neste dia e mais 600km nos anteriores) ainda me fizeram pedalar de Faro para Olhão, onde esse não era de todo o nosso abjetivo, pois recordemos.... a travessia da EN2 é de Chaves a Faro e a travessia do Pais era da fronteira à marina de Faro que sempre é mais a Sul que a de Olhão e não de Chaves ou da fronteira Norte a Olhão.
Apesar disso, não me arrependo, pois independentemente dessas contrariedades Olhão é a nossa terra e gostei bastante de cá ter terminado esta loucura.
Só para recordar.... Lamego recebeu-nos no seu salão nobre até as nossas bicicletas lá foram. Lamego, cidade que não nos conhece de lado nenhum......




Hora de ir para casa.
Os emblemas que nos seguiram durante estas 6 etapas nas nossas bikes. A carrinha de apoio também tinha uns autocolantes nos vidros laterais...
Estes emblemas levaram a que muita gente viesse ao nosso encontro inteirar-se da nossa aventura.
Obrigado a todos os que nos cumprimentaram e nos acompanharam ao longo das etapas.
O blog matém-se ativo, até porque ainda há muita coisa para contar....










2 comentários:

  1. Que maravilha! Muitos parabéns e obrigado pela partilha desta aventura magnífica!

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns, muitas felicidades para outras viagens que se certamente vão acontecer e um muito obrigado pelas indicações publicamente partilhadas.

    ResponderEliminar