domingo, 6 de julho de 2014

5º Dia - Pedrógão Grande - Ponte de Sor (4ª etapa) 1ª Parte

(1ª PARTE)
27 de Junho de 2014 - 5º Dia, 4ª Etapa de Pedrógão Grande a Ponte de Sor

Mais uma vez saimos cedinho, bem cedinho.
Arrumámos a tralha e saimos do quartel dos BVs. Um nevoeiro como ainda não tinhamos apanhado até aqui.
No dia anterior, aquando da nossa chegada decidimos logo que a fotografia do tiro de partida seria no monumento ao bombeiro que se encontra bem perto do quartel na rotunda da EN2 à saída de Pedrógão Grande.
Um monumento muito bonito e uma justa homenagem.





Iniciámos a etapa logo com uma descida enorme até ao paredão da barragem. Com o nevoeiro e a humidade nos 100%, a temperatura na casa dos 9º, aquela descida deu para gelar até os ossos.
Nada que a subidinha logo a seguir não tentasse amainar, mas não conseguiu... estava mesmo frio.
Sem comer nada, lá fomos andando na esperança de encontrar algum café junto à estrada. Tal só veio a acontecer à entrada da Sertã bem pertinho da cache "Uma Aventura... no Alto da Carreira - GC2RF2W". A melhor sandes mista que comi até hoje... fiquei mesmo tentado a atacar uma segunda, mas depois pensei que não seria a melhor opção pois a minha bike não está muito habituada a "lontras". A cache apareceu facilmente.




Uma enorme descida até ao centro da Sertã, encontrámos uma caches e aparece uma outra no GPS do Jerónimo e não estava longe. 300 metros de bike é mesmo na boa. Lá fomos.
Ainda andámos a patinar um bom bocado pois as coisas não batiam muito certo. A dica falava em qualquer coisa como "sou lento..." pensámos num caracol, mas o tamanho da cache tinha duas estrelas. Que raio de caracol seria esse....
Não vou falar mais sobre isso para não ser spoiler. Fica a foto da cache em questão "Alameda da Carvalha - GC4A3VY" em que o local que o owner pretende mostrar é uma réplica a funcionar de um lagar de azeite movido pela força das águas do rio. Muito bom... 



Saimos da Sertã pela estrada velha onde encontrámos praticamente todos os marcos quilométricos da EN2. Depois de alguns quilómetros (poucos) o traçado antigo é coincidente com o atual pelo que tivemos que circular por uma estrada com bastante movimento, ao contrário dos troços antigos onde não se vê viva alma.
Alguns quilómetros mais á frente, entre outras caches,  desviámos ligeiramente para fazer a cache da "Lost Dam - GC2MZ13". Esta cache faz parte da badges da EN2 e a barragem dá àquela zona um ar misterioso. Gostei bastante e brindei esta cache com um favorito.
Apesar da manhã já ir avançando (seriam 9h ou 9h e qq coisa) o frio continuava a dar-nos cabo do juizo. O Jerónimo precauveu-se "em terra" e levou a gargantilha para "o mar". Eu armado em algarvio cheio de calor não a levei e bastantes nomes me chamei.



Vê-se nesta foto e em algumas outras um microfone. Todos nós levámos um rádio de comunicações.
Eu (CT1GFK) e o Luis (CT1CQK) somos radioamadores licenciados pela ANACOM e estamos habilitados a operar estações móveis e/ou portáteis de radioamador, neste caso de VHF em que utilizavamos a frequência de 145.525 MHz.
Como o Jerónimo não pode utilizar essas frequências por não ser radioamador, programámos os rádios também para a frequência PMR, ou seja, entre os 3 falavamos em PMR, eu com o CQK no caso de ele andar mais longe falavamos em VHF. Estes rádios permitem a operação em duas frequências diferentes em simultâneo. Foi mais ou menos assim que funcionou... ai "venenoso venenoso" se soubesses o que falámos em ti.... (isto era só um àparte) lol...
Já a meia, ou mais de meia subida para Vila de Rei e depois de mais uma cache ou duas chegamos a esta fonte mesmo junto à estrada. Calhou bem para encher os barris de água fresquinha e também para fazer a cache que lá existe que faz parte da badges.




Saimos da fonte e a paragem seguinte seria o Centro Geodésico de Portugal, um pouco antes de Vila de Rei.
Há lá uma cache que apesar de não fazer parte da badges queriamos faze-la. Queriamos também pisar o centro de portugal, já que vinhamos da pontinha Norte com destino à pontinha Sul.
Mas também tinhamos prometido ao nosso amigo Nélson Vitorino da "NVbikes" que sacariamos foto com os equipamentos da casa quer no início da travessia, quer no fim, quer mesmo no meio... a primeira e segunda parte da promessa estavam cumpridas.
Mas antes de aqui chegar, ainda vinhamos nós na EN2 diz o CT1CQK pelo rádio: "- Meninos, preparem-se ao chegar cá em cima. A carrinha em andamento tive que lhe meter a 2ª".
Um rampa não muito longa, mas com uma inclinição daquelas. Quem já lá foi sabe do que falo.
Eu que vinha todo o caminho a controlar a pulsação, ali fui para as 170bpm...




Depois das fotos onde aproveitámos para descansar um pouco lá fomos em busca da Cache Lusitani. Não demorou muito a aparecer.
Tinhamos deixado as bikes junto ao pinoco da Merliça (foto seguinte). Quando regressamos para as ir buscar chega alguém que diz:
"- És tu que és o António?"
"- Não, eu sou o Jerónimo, o António é ele!" E aponta para mim.
Era o Rui Vieira com quem tinha falado alguma vezes pelo facebook e que prometeu ir ao nosso encontro nesta zona... e foi! Eu é que pensei que ele viesse de bike, mas afinal veio de duas rodas também, mas a motor... lambreta!
O Rui é geocacher  e teve conhecimento da nossa aventura na internet. O seu nome de guerra é "Coelhos Team" e daqui até a sua zona (Carvalhal, Abrantes) foi sempre conosco.
Andámos por Vila de Rei a cachar onde ainda fizém 4 ou 5 caches algumas delas para a badges.



Aproveitámos Vila de Rei para reforçar o pequeno almoço e lá foi uma bola de berlim e um pastel de nata de seguida.
Em Vila de Rei há uma série de cache não muito longe umas das outras. Há também ou 4 ou 5 a contar para a badges. Mas, algumas estão mesmo a precisar de manutenção como se pode ver nas fotos abaixo. Estas duas caches, que não vou dizer quais são, são ambas da badges e tinha que ser logadas, até porque elas estavam lá e nós também :D



Daqui seguiriamos pela estrada velha e iriamos parar para fazer as caches dos Arcanjos e do Penedo Furado.
O Rui fez uma filmagem na sua lambreta que pode ser vista -AQUI-
Ambas as caches estão localizadas em locais de paisagens únicas. A do "Penedo Furado v2 - GC42FKP" está até num local que foi um dos nomeados para as 7 maravilhas de Portugal.
Mais uma cache em que deixei o meu favorito.




(continua...)

Sem comentários:

Enviar um comentário