sexta-feira, 13 de junho de 2014

Bocadinhos de traçado original - Etapa 1

Mais uma vez depois de alguma pesquisa, troca de email e consulta de mapas e sites, descobri mais uns bocadinhos de traçados que supostamente fariam parte do traçado original da EN2, ou pelo menos de uma versão mais antiga do traçado.

Logo em Chaves o próprio KM 0 pode ter sido ligeiramente deslocado. Partindo do princípio que a EN2 seria a estrada assinalada a amarelo, o KM 0 estaria ligeiramente deslocado para Oeste.
Esta pequeníssima parte de EN2 iremos faze-la pelo traçado atual pois existem algumas caches para serem encontradas.
A vermelho o traçado atual, a amarelo o traçado supostamente original.





Seguindo a EN2 para Sul, passados uns 10km encontramos Vilela do Tâmega, uma pequena terriola em que deveriam haver dois desvios ao atual traçado.
O primeiro mais a norte que passa pelo interior da terriola que não tenho a certeza de ser uma informação 100% fidedigna e um segundo logo a seguir, que esse garantidamente está correto pois existe lá uma cache que se chama "Antiga N2" do nosso amigo Gilocas.
Até nisto o geocaching é um excelente guia turistico. Pena não haverem muitas mais geocaches deste tipo ao longo da EN2.
A imagem seguinte mostra a amarelo os traçados antigos e a vermelho o atual.





Mais 3 ou 4km para sul, neste caso mais SW  chegamos a Vilarinho das Paranheiras, onde o devio do atual traçado também é garantido. Aqui também existe uma geocache que s echama "As curvas da Antiga N2" logo facilmente se percebe o porquê da construção da variante que dura até aos dias de hoje.
Mais uma vez a amarelo o traçado antigo e a vermelho o atual.




Qualquer informação em relação a estas ou outras alterações são bem vindas. Existe no blog um formulário que pode preencher para nos enviar alguma informação que considere errada ou relevante.
Nos próximos dias irei publicando bocados do traçado original principalmente aqueles mais importantes que normalmente são nas cidades ou povoações maiores.
 


Sem comentários:

Enviar um comentário