quarta-feira, 4 de junho de 2014

A confusão originada pelo IP3

O Itenerário Principal 3, mais conhecido por IP3 liga as cidades de Coimbra e Viseu.
Foi concluido em 1995, embora a parte que vou reportar a seguir tinha sido construida no início dos anos 80 aquando da construção da barragem da Aguieira. Nesta zona o IP3 aproveitou uma grande parte do traçado da EN2, dilacerando-a por completo.

Com esta sobreposição de traçados e com a ajuda dos mapas atuais não nos é possível saber o verdadeiro traçado da EN2. No entanto, depois de um email recebido de um companheiro do pedal, companheiro esse que já havia feito referência numa outra publicação sobre o final da EN2 em Faro, dizia, depois de um email recebido de um companheiro do pedal denunciando o que consideraria que fosse o verdadeiro traçado da EN2, meti mãos à obra e fui-me em investigações.

Recorri à carta militar que embora já tenha a barragem da Aguieira no seu portofólio, ainda não tem o restante IP3.

Deixo duas imagens, uma da referida carta militar e outra do Google Earth com 7 pontos referenciados em ambas. Os pontos são comuns às duas imagens.


A B C - Traçado atual da EN2
D - Bomba de Gasolina no IP3
E - Rua Foz do Dão (onde seria a EN2 antes da construção da barragem)
F - Barragem da Aguieira e onde passou o antigo traçado EN2
G - Na carta militar consegue-se distiguir o "2" referente a EN2 no seu traçado antes da construção da Barragem dando seguimento ao ponto "E - F ..."




E nós como queremmos o traçado original vamos fazer o A - F - G....

Sem comentários:

Enviar um comentário