quinta-feira, 3 de julho de 2014

2º Dia - 1ª ETAPA (2ª parte)

Durante o almoço optei por desligar o nosso sistema de localização online pois como estavamos parados poupava internet e bateria do telemóvel. Aproveitei também para carregar um pouco da bateria de forma a que conseguisse ter o sistema operacional até ao fim da etapa.

Depois de almoço e ao regressar ao carro para ir buscar o telefone que estava a carregar vejo que tenho uma chamada não atendida. Era do nosso anfitrião em Lamego, o meu colega e amigo Hugo Gomes com o nome de guerra do geocaching "GeoDouro". Ligo-lhe de volta e diz-me ele:
"- Já vi estão estão parados há algum tempo em Stª Marta de Penaguião e devem estar a almoçar e eu estou a caminho com a minha bike e estou mesmo mesmo a chegar".
Até rima mas foi mesmo assim. Enquanto esperavamos fomos fazer a cache "Bem vindo a Stª Marta de Penaguião".
Regressados à EN2 chega uma ISUZU vermelha de caixa aberta com uma bike em cima. Era ele na companhia do seu pai "Sr. Zé Gomes" que nos recebeu de tal forma que parecia que nos conhecia há imenso tempo. Agora percebo de onde vem aquela maneira de ser do Hugo... é de família. Mais tarde conhecemos também a sua mãe e sem dúvida alguma e enquanto professor que sou vi aqui mais um exemplo de que os bons costumes e educação vêm de casa. Um casal que me vai deixar saudades.




Daqui até Lamego seriamos 3 a pedalar, o nosso carro de apoio com o Luis CQK ao voltante e a ISUZU do sr. Gomes.




Reunidas as tropas toca a marchar para Peso da Régua pois haviam por lá umas 4 caches que queriamos tentar encontrar.
Embora inicialmente tivessemos previsto virar à direita na rotunda à entrada da Régua de forma a irmos passar perto do campo de futebol, a descida vertiginosa levou-nos a seguir pela estrada que vinhamos até ao rio. Aí fizemos então o desvio para a estação da CP para tentarmos as duas caches que por lá há, uma num comboio a vapor, outra numa automotora ultra-abandonada. Found it nas duas!

  

Feitas as caches, tiradas as fotografias, curtido o local voltámos ao caminho e a próxima paragem seria na ponte velha... aquela de ferro que passa para a margem esquerda do Douro. Ficámos a saber que as duas casinha (abandonadas) que estão à entrada da ponte em ambos os lados eram antigamente as cabines das portagens. Era necessário pagar uma portagem para poder atravessar o rio com os carros de bois ou qualquer outra tração.
Em cima da ponte está uma cache o no outro lado está outra. Fizemos as duas.




A partir daqui começava a pior parte... até Lamego eram 16km (+/-) sempre a subir.
Quase a chegar ao destino surge-nos outro marco da EN2, este sim uma verdadeira meta. O km 100 que por sorte tem uma cache.




Já mesmo em Lamego diz-nos o Hugo: "Tenho uma cache em processo de revisão que gostava que voces a encontrassem. Tomem lá as coordenadas e a hint e tentem a vossa sorte".
Assim fizemos e a cache apareceu logo. Uma  cache à entrada de Lamego em tributo à nossa aventura. Logámos como "testers" e seguimos viagem não sem antes sacar as belas das fotos. Muito obrigado pela homenagem.



Chegava ao fim a 1ª etapa mas não sem antes nos deslocarmos à Camara Municipal onde nos esperava a Exma Srª Vereadora da Cultura, Educação e Desporto Drª Marina Valle. Foi uma honra para nós subirmos ao salão nobre deste municipio com tanta história, acompanhados das nossas bicicletas. Sim, as bicicletas não ficaram à porta!
Foram-nos oferecidos uns brindes os quais muito agradecemos. Deixámos também uns brindes que nos foram facultados pela Junta de Freguesia de Quelfes (Olhão) e pela CM de Olhão.






Agradecimentos feitos, ficou no ar a ideia de que o municipio Lamecense viu no geocaching uma boa forma de promover o seu património histório que é imenso. Vamos esperar que os geocachers sejam merecedores de tal feito.
De saída da CM esperavam-nos alguns elementos e diretores do "Lamego Bike", um clube local de projeção nacional. Tiveram conhecimento da nossa passagem pela cidade e fizeram questão de estar presentes. Pena que não seja também assim noutras cidades.



Estava terminada a nossa primeira etapa, aquela que nos iria testar pelo menos psicologicamente.
Foi um término em grande com uma receção que não imaginava e que não estava nos planos. Algo me diz que tem mão de.... "Hugo Gomes"!

Rumámos ao quartel general em lamego que era a casa do Hugo. Depois de instalados, banhos tomados, etc.... o que se seguia???? Obviamente... fazer umas caches na zona!
Saimos de Lamego em direção a Penajoia a casa dos pais do Hugo. Paisagem imensas que as palavras não descrevem. Encontramos algumas caches embora tendo em conta o meio envolvente as caches passaram mesmo para segundo plano. 




A foto de cima é na Quinta da Matosa (Penajoia) onde os pais do Hugo nos receberam em sua casa e a de baixo é no miradouro de S.Brás onde há uma cache e que foi encontrada. Esta cache entrou no lote das minhas favoritas.
De regresso a Lamego era tempo de comer qualquer coisa e dirigirmo-nos ao local do Evento.
Um evento pouco concorrido onde conhecemos 3 amigos das bikes, um deles geocacher. Ficámos entusiamados em continuar a nossa aventura no terreno e também na internet, pois segundo um deles viu neste blog uma excelente ajuda para organizar uma coisa parecida. Ao contrário de outros, aqui publica-se tudo o que acontece numa aventura destas deste o inicio da preparação ao contar da história entrando nos promenores. Se alguém conseguir aproveitar informação deste blog, informação essa que tive de pesquisar aqui e ali para conseguir organizar uma aventura semelhante já dou o tempo gasto aqui como bem empregue.
Conversas para cá e para lá e o tempo passou... era hora de regressar ao quartel general para tentar descansar. O dia seguinte começaria com a continuação da subida do Douro até lamego, deta vez de Lamego até Bigorne no alto da serra de Montemuro (Castro Daire) a rondar os 1000m de altitude.






Antes do recolher ainda houve tempo para um brinde com um vinho do Porto especial, Vinho do Porto da Quinta da Matosa.




4 comentários:

  1. Grande Camarada, Colega e AMIGO António Guerreiro (Tó Zé) (-GFK-) em primeiro lugar quero agradecer as tuas palavras e dar-te os Parabéns por teres terminado a Aventura com sucesso total. :)

    Em seguida dizer que as horas e horas que perdes aqui no blog, nunca não horas perdidas, pois o trabalho aqui exposto vai ficar na História da Nacional 2.

    Quero pedir desculpa se te falhei com algo e mandar a ti ao Jerónimo e ao Luís um grande abraço de toda a família Gomes.

    Continuação de grande trabalho aqui no blogue e espero aguentar pedalar ao teu lado no próximo ano... :)

    Um GRANDE abraço,

    Hugo Gomes (GeoDouro)

    ResponderEliminar
  2. Excelentes crónicas que aqui se escrevem! Isto é um puro deleite! Obrigado por partilharem connosco a vossa aventura! Como praticante assíduo de BTT sei bem o que é este tipo de aventuras, e dá-me vontade de pegar na Bike e seguir mais esta que vocês fizeram! Espero anciosamente pelo resto das crónicas :)

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelos vossos comentários.
    Hugo, sabes como é... onde paramos junto é tudo nosso hehehe...
    André, se puder ajudar nalguma coisa na preparação da tua aventura é só dizer.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. É sempre bom encontrar malta que está disposta a ajudar! Muito boa esta crónica :)

    ResponderEliminar